Ads 468x60px

Pages

9 de nov. de 2010

Criando Aventuras, Tutorial the sims 3



Introdução

Inicialmente eu queria dizer que esse tutorial irá ajudá-lo a criar suas aventuras, e assim te ajudar a fazer com que sua criatividade seja transformada em algo como uma tumba repleta de criações e diferentes estilos de exploração.
Contudo, eu dividirei o tutorial em várias partes, explicando assim, funcionalidades separadamente e por último mostrar em tempo real como fazer uma tumba simples, pois assim após ter ensinado fazer várias coisas, a imaginação deve começar a entrar em ação.

Sumário

Observações
Escadas/Porões
Armadilhas
Interruptores
Recompensas
Poços D'água
Pedras da Chave
Porta Secreta
Desenhos/Simulações
Escavação
Machado de Pangu/ Passagens com Pedras
Estátuas
Geradores
Surgimento de Múmias
Organização
Apresentação Final/ Criação de Uma Tumba Simples






Primeiramente direi como se comportar na criação de algum tipo de conteúdo relacionado às Tumbas no VM. Então vamos iniciar nossa aventura dizendo um pouco sobre isso em tópicos mostrando ferramentas importantes que com toda certeza irão nos ajudar na produção de uma Tumba:

Porões são sempre feitos usando a ferramenta de criação de porões, e são necessários quando precisamos colocar uma escada que te levará ao andar abaixo;

A começar a criar sua Tumba, antes de tudo, ative ambos os códigos:
TestingCheatsEnabled True;
BuyDebug;
Esses são códigos que estarão presentes em todo o tipo de procedimento necessário para criação de nossas aventuras;

Para fazer com que algum objeto revele suas opções, mantenha as teclas CTRL + SHIFT pressionadas e assim clique no objeto;

A maioria das ações costuma seguir a mesma linha de raciocínio, observe essa maneira e assim aprenda com maior facilidade;

Quando dizemos que faremos com que o objeto mande outro objeto fazer algo, isso funciona claramente como uma causa e efeito. Nesse caso temos o Ativador, que pelos comandos será usado os Ativadores e no outro objeto temos o receptor, que pelos comandos é chamado de Comportamento Ativado, assim configurados corretamente estarão ambos interligados para que haja a ação;

Quando você quiser ativar alguma outra coisa, defina primeiramente um Ativador e, então, ative um comportamento;

A interação "Ligar a Comportamento Ativado" funciona somente quando um Ativador está ativado/definido. Se você quiser alterar o ativador atual, clique em um objeto e escolha "Redefinir ligação atual".





Fazer com que as escadas sejam ocultadas e ativadas por algum tipo de dispositivo/interruptor, é realmente fácil, e isso pode ser feito de diversas maneiras, e assim seguindo sempre o mesmo tipo de ação.



Seguindo a mesma ordem como no tutorial acima, podemos também ativar com apenas um dispositivo/interruptor, quatro escadas sendo descobertas ao mesmo tempo, então seguindo o mesmo procedimento, e assim repetindo o mesmo quatro vezes que é o número de escadas que temos.




Como podemos perceber, esse modelo é aplicado sempre. Você sempre verá um objeto com a ação de ativador e outro com a ação de receptor. Então, na minha visão, o que influenciará você a fazer belas aventuras é realmente sua imaginação.





Todos nós sabemos para que uma armadilha serve, e sabemos que nesse caso é preciso ter coragem para conseguir enfrentá-la e assim partir em rumo a novas aventuras. Faça sua armadilha, recheie sua Tumba com perigos escondidos.




Há cerca de 4 tipos de armadilhas, dentre esses você escolhe apenas um e assim transforma sua armadilha no melhor efeito que queira. É possível mudar o estado da mesma, para escondida/ativada, armada/desarmada e dentre outros estados que irão depender da sua decisão e a criação do seu objetivo. Também podemos instruir um valor para que a armadilha fique visível por um tempo e faça algo como uma pausa, fazendo assim de tempo em tempo, tornando mais natural caso você prefira.



Armadilhas também não são diferentes. Elas também seguem o mesmo tipo de ação, e são na maioria das vezes receptoras de ação dadas por outros objetos, como um interruptor mandando-a desativar, por exemplo. E esse interruptor, que como no tutorial eu usei o Interruptor de Parede, pode ser outro tipo de ativador como um interruptor de piso e/ou painéis de chave. Basta você fazer da sua maneira, do seu estilo e contudo tornando sua tumba mais criativa e quem sabe aprimorando o nível de dificuldade, como muitos queriam.





Interruptores são sempre peças-chave que nos proporciona novas esperanças na hora de explorar, e seguir em frente. Aqui, eles podem ser realmente importantes e úteis ao criar sua aventura.



Há vários tipos de objetos disponíveis que podem nos oferecer sua funcionalidade como um interruptor, na verdade esse interruptor funciona como algo que irá fazer uma ação e assim fazemos outro objeto responder a essa ação, como em qualquer outro modelo.
Podemos usar interruptores, por exemplo, para desarmar uma armadilha, para fazer revelar outro interruptor, liberar portas e assim por diante. Eles sempre terão o papel de ativador, ou até mesmo ambos os papéis já que se você usá-lo para fazer revelar outro interruptor, assim esse outro interruptor terá a ação de ativador e receptor.
Em praticamente todos os tutoriais, é possível perceber que foi usado interruptores e assim os mesmo sempre com o papel de revelar novos segredos, ou fazer com que o Sim vá em frente desativando armadilhas e etc. É quase impossível fazer algo sem usá-los.





Nada melhor do que ser recompensado depois de passar algum tempo explorando arduamente aquela tumba, não é verdade?
Recompensas são na verdade uma espécie de alegria momentânea, qual sim não ficaria feliz por encontrar aquela preciosa relíquia, ou aquele monte de moedas ancestrais?



Podemos ver que há vários tipos de objetos intitulados como recompensas, dentre eles temos pilhas de moedas ancestrais, baús que podemos colocar todo o tipo de tesouro, e assim por diante. Até mesmo em interruptores, poços, podemos adicionar elementos de tesouro, e assim definir o tesouro de apenas um momento, e tesouro que irá aparecer toda vez que você for naquele objeto.





Usamos os poços para ligar um lugar ao outro, nada melhor do que se locomover nadando por um poço, já que é refrescante e podemos descobrir o que realmente há nas profundezas a ser explorado.



Podemos alterar a cor da água do poço, podemos ativar recompensas, na verdade tesouros como foi dito acima.
Se tratando de poços, podemos fazer várias coisas, até mesmo ativar interruptores dentro do mesmo poço. Apenas precisamos entender como funcionam.



Na maioria das vezes, vemos poços sendo usados para ligar um lugar ao outro, ou seja, você passa por um poço e consegue sair em outro lugar por outro poço. É preciso apenas definir um nome para cada um deles e assim dizer que aquele poço serve como transporte, depois colocamos o nome de destino do poço (o nome do poço para onde o sim será redimensionado), não há segredos.





Painéis são exigentes e querem que você além de explorar encontre para eles o que lhes faz completar o sentido de suas vidas e assim como recompensas te ajudam a liberar algo secreto que somente elas sabem. É preciso nesse caso encontrar uma chave e assim colocá-la no painel que alguma ação será feita.



Assim podemos perceber que facilmente podemos configurar um painel para que ele somente ative suas ações quando estiver conectado a uma pedra da chave, para que possa liberar talvez uma porta secreta, um novo interruptor e assim por diante. Podemos considerar também que um painel serve exatamente como um interruptor, algo que quando ativado deixa que uma causa aconteça.





Portas secretas são em primeiro lugar secretas e exigem que você dê o máximo de si para conseguir vê-las e atravessá-las.



Na verdade, não há muito para dizer sobre portas secretas, basicamente são usadas para esconder ambientes e assim ter a necessidade de portas como essa.
Podem ser ajustadas de diversas maneiras como:

Destrancadas/Trancadas, se a porta estiver destrancada poderá ser aberta apenas clicando na porta, mas se estiver trancada só poderá ser aberta com um interruptor.

Invisíveis/Visíveis, se a porta estiver invisível ela precisa ser inspecionada para ser aberta e portas visíveis precisam de sims com maior força para conseguir abrir.

E Indescobríveis somem completamente, caso o mouse passe por cima, não será apresentado nenhuma opção e não é possível saber onde está, ou seja, só pode ser aberta nesse caso com algum interruptor. Nesse caso há várias opções que podem ser feitas com um interruptor, como abrir, apenas exibir e dentre outros.





Quando passar o mouse por cima de algum objeto que já está ajustado para fazer algum tipo de ação, é possível ver o desenho de o que ele fará, com qual objeto ele está relacionado, isso pode ajudar na hora de saber se as ações irão funcionar da maneira de como fizemos.
Se quiser ver os Ativadores que estão definidos em um objeto, apenas posicione o cursor do mouse sobre ele. Linhas serão exibidas entre os objetos conectados. Caso queira ver todos os ativadores definidos, escolha "Ativadores... Desenhar Todas as Ligações no Lote". Se quiser apagar um Ativador, clique no objeto, escolha "Ativadores..." e clique no nome do Ativador. Ao utilizar a função "Ligar a Comportamento Ativado", todos os Comportamentos Ativados disponíveis que não tiverem sido usados com o objeto do Ativador serão exibidos. Isso realmente facilita na hora de saber o que está realmente funcionando.





Talvez colocar um bloco de pedras para esconder algo, seja realmente útil quando se quer tornar uma Tumba mais difícil e com mais obstáculos.



Ao contrário de praticamente todos os tipos de ações, colocar um bloco de pedras não tem segredo algum. Você simplesmente adiciona o objeto onde você quer ele esconda algo, que assim quando o Sim ver o monte de pedras, ele terá a opção de limpá-las.





Rochedos gigantes podem ser colocados para bloquear uma passagem, fazendo assim com que o Sim precise do Machado de Pangu, somente com ele será possível desobistruir a passagem.
O Machado de Pangu é um objeto que pode destruir rochedos gigantes e até mesmo blocos de pedras que na maioria das vezes são apenas limpados pelos Sims gastanto assim muito tempo.



Também não há segredos relacionados a essa tão organizada maneira de tornar uma Tumba mais completa, você apenas adiciona o Machado de Pangu em algum lugar, mande o Sim pegá-lo e assim use para destruir rochas e rochedos. Nada precisa ser configurado nesta situação.





Estátuas servem como um Sim ajudante na hora que precisam pisar em mais de um pisos simultâneamente, mas isso não tira o fato de serem estátuas, são muito frias.



Podemos perceber que há uma certa forma única que as fazem ser necessárias. Quando o Sim pisa no Interruptor 1, o Interruptor 2 aparece! Mas ele desaparece quando o Sim sai de cima do Interruptor 1. A solução é empurrar a estátua para o Interruptor 1, o que deixa o Interruptor 2 sempre visível. Assim, agora o Sim pode pisar no Interruptor 2 para destrancar a porta.





Geradores servem como um meio de tornar o seu ambiente mais natural, com mais movimentação. Quem não gosta de achar sementes e jóias por aí, ou pescar aquele peixe magnífico e ainda encontrar raras borboletas? Mande o seu Sim para essa aventura, que mais parece um ambiente com vida própria.
A maioria das abas presentes na categoria do nosso código amigável estão diretamente ligadas a geradores, na verdade, são exclusivas a elas. Podemos encontrar geradores como:

Peixes



Jóias



Sementes



Insetos





Esses geradores nada mais são do que itens colecionáveis e assim podemos colocá-los agora em nossos lotes. Possuem círculos em volta dos mesmos que representam a área que esse gerador irá ocupar e assim podem demorar algum tempo para aparecer, que com excessão dos peixes, demoram algum tempo para aparecer, algo como 1 ou até mesmo 3 dias para começarem a aparecer, mas sempre funcionam.





Múmias são sempre uma boa escolha na hora de dar as boas vindas aos visitantes de uma maneira no mínimo curiosa e assustadora.



Podemos perceber que assim que a porta é ativada por meio de Ativadores, dizemos que o sarcófago aparece ao ligá-lo a "Ligar a Comportamento Ativado", então assim sempre que a porta for aberta, a múmia será liberada. Também podemos deixar com que o sarcófago não tenha ligação nenhuma com qualquer outro objeto e somente especificar a probabilidade que uma múmia pode aparecer, Sempre, Às Vezes e Nunca.





Contudo, fazer uma bela decoração faz uma enorme importância quando queremos caracterizar nossas tumbas.
Tente primeiramente definir o espaço que você irá usar, e assim não comece a colocar nada, apenas imagine e crie o espaço, depois disso é recomendável que você comece a colocar tudo referente aos objetos que você irá usar para dar vida a sua tumba com armadilhas, portas secretas, poços e etc. Mas não faça a ligação dos mesmo ainda, essa etapa serve apenas para encaixarmos tudo que iremos precisar e assim facilitar que na hora da exploração tudo ocorra da maneira como planejamos.
Agora depois que tudo foi posicionado e podemos fazer apenas as ligações, comece a ligar um objeto ao outro por meio de ações e estabelecendo o que irá acontecer, para que a tumba se comporte de maneira esperada, você deve incluir uma série de Ativadores e Comportamentos Ativados em seus objetos e por último decore. Deixe a decoração por último pois é a parte que menos tem importância para a exploração, apesar de uma decoração ser importante para a caracterização da tumba, ela não possui nenhum tipo de ligação e função que podemos imaginar na hora de explorar.






VÍDEO EM BREVE


Esse vídeo é algo bem simples que eu fiz para mostrar como podemos fazer uma tumba com alguns comandos simples, ensinados aqui. Então eu espero que vocês gostem e possam ver tudo que eu ensinei acima pode ser aplicado em uma tumba com um resultado impressionante.
Essa tumba é um modelo diferenciado, o ambiente está pronto para poupar tempo na criação do vídeo, e fica localizado no solo mesmo para que possa se ver melhor, então eu só irei adicionar as ações e os objetos e fazer com que ela funcione.

Espero que vocês tenham gostado realmente do que foi dito, mostrado e explicado nesse tutorial. O trabalho que eu tive não foi fácil então eu realmente espero que isso seja recompensado assistindo suas belas e criativas tumbas sendo fabricadas.
Obrigado,


0 comentários:

Postar um comentário

Aviso

Escreva apenas o que for referente ao tema
Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos